Problema com o Suporte da TV
Resumo:

Comprei um suporte para TV que, supostamente, deveria suportar até 60kg. Minha TV, uma Sony 60", segundo o manual, possuía 26kg. No dia 12 de maio de 2014 (após cerca de 5 meses da instalação), o suporte não aguentou o peso da TV, o que a fez despencar de uma altura de aproximadamente 2m, destruindo a tela da TV.

Após trocas de mensagens com o fabricante (todas abaixo), foi alegado por eles que o acidente ocorreu devido a má instalação praticada por mim. Porém, a alegação da empresa é de que as informações necessárias para a instalação estariam em um suposto manual que, na verdade, jamais recebi (e nem teria como saber que existia um manual faltante). Sendo assim, a TV foi instalada seguindo as poucas informações que o produto forneceu, porém, de todo o cuidado necessário para essa instalação.

Na minha opinião, o acidente só ocorreu por negligência da empresa em fornecer informações corretas e completas para a instalação, me causando um prejuízo enorme e, por consequência, creio ser necessário o ressarcimento da TV, a troca por uma similar ou o conserto da mesma.

Observação: meu irmão e eu, que realizamos a instalação do suporte no meu caso (e meu quarto, onde ocorreu o acidente), também já havíamos realizado a instalação de um suporte parecido (mas de outra marca e outra empresa) no quarto dele anos antes e jamais houve problema com a dele, sendo o mesmo tipo de parede (alvenaria) pois o manual continha todas as informações necessárias para uma segura instalação.

Possuo Nota Fiscal da compra e todo o material (incluindo caixa e panfletos) que vieram junto ao produto da empresa. Nada foi descartado.

Segue todas as trocas de mensagens na íntegra:

De: "Danilo Oliveira"
Em: Segunda-feira 12 de Maio de 2014 23:04,
Para: sac@suportes.tv
Assunto: Problema extremamente sério com produto de vocês!!!
Boa noite.

No começo desse ano de 2014, entre 02/01 e 04/01, comprei um produto de vocês. O produto é o FT9948 - Suporte para tv LCD, 3D, LED, Plasma - de 37 ate 63 - Tri articulado. O número do meu pedido era 100010433.

Bom, na mesma época, comprei também uma Smart TV 3D Sony 60 LED Full HD KDL-60R555A, obviamente como o nome diz de 60". Logo o suporte de vocês consta com compatível para esse tipo de TV, incluindo tamanho e peso do aparelho.

Acontece que hoje, 12/05/2014 às 19h50, minha TV despencou de 2 metros de altura e está destruída. Toda a instalação do suporte foi seguida a risca conforme o (pobre em informações) manual de vocês. Instalado inteiramente com parafusos e buchas do produto de vocês. Instalado, também, corretamente sem sobras de espaços nas buchas, com espaçamento medido corretamente.

Mas o suporte simplesmente não aguentou o peso da TV e agora estou com minha TV destruída e, por muita sorte, não tive vários outros aparelhos também destruídos com a queda dessa. Perdi, além da TV, dois cabos HDMI e uma régua de tomadas com a queda da TV. Possuo nota fiscal em meu nome tanto da TV quando do suporte de vocês. As buchas simplesmente saíram praticamente inteiras da parede, restando apenas uma e mostrando o quanto sua instalação estava correta, sem sobras, espaços ou problemas. O suporte não cumpriu o prometido de suportar o peso da TV conforme anunciado. O suporte da TV, apesar de ser articulado, não era movimentada ou manuseada de qualquer forma. Também jamais apresentou nenhum barulho ou indicação de queda, houve uma queda abrupta sem explicação.

Agora, gostaria de esclarecimentos de vocês quanto ao meu (enorme) prejuízo e como a situação se desenrolará. Espero realmente que vocês se posicionem a respeito. Tenho disponibilidade para visita técnica de vocês caso seja necessário para averiguação. Segue fotos das condições dos aparelhos, bem como da parede após o incidente.

Espero também que a situação se resolva da melhor forma possível sem necessidade de busca por direitos mas, caso necessário, isso será feito.

Estou a disposição para contato nos seguintes horários e contatos:

e-mail: sp9ny@yahoo.com.br (24 horas)
celular: (19) 99254-8575 (de segunda a sexta, entre 12h00 e 13h30 ou após às 18h00 - sábado e domingo em qualquer horário)
telefone fixo: (19) 3352-7728 (após as 18h00 de segunda a sexta ou qualquer horário aos sábado e domingos).

Fico no aguardo.

Em Terça-feira, 13 de Maio de 2014 15:58, "sac@suportes.tv" escreveu:
Prezado cliente,

Pedimos a gentileza de nos enviar o máximo de fotos possível da parede, parafusos com buchas, suporte e televisor.

As imagens que você enviou ficaram um pouco escuras e a da parede desfocada.

Enviaremos esse material ao fabricante do suporte.

Qualquer dúvida estamos a disposição,

Equipe Suportes.Tv

Tel.: (11) 4116-0540 e (11) 2601-2618 (vendas) - (11) 2541-1306 (financeiro)
Seg à Sex das 10hs as 18hs - Aos Sáb das 10hs as 15hs
E-mail: sac@suportes.tv
Site: www.suportes.tv
Loja: Avenida Alcântara Machado, 1847 - Brás
CEP: 03101-003 - São Paulo - SP
"Deus lhe abençoe"

De: "Danilo Oliveira"
Em: Terça-feira 13 de Maio de 2014 19:44,
Para: sac@suportes.tv
Assunto: Re: Problema extremamente sério com produto de vocês!!!
Segue as fotos que pediram. Também fiz um video mostrando a situação da TV, suporte e parafusos e buchas: http://youtu.be/l_70-47sbzc/

Peço, novamente, que se posicionem quanto ao ocorrido. Qual será o procedimento adotado por vocês? Se quiserem, posso mandar as especificações técnicas da TV que consta como pesando 26kg, sendo que o suporte deveria aguentar peso de até 60kg.

Também estou a disposição para contato dentro dos horários que citei no e-mail anterior.

Fico no aguardo.
Anexos:



Em Quarta-feira, 14 de Maio de 2014, "sac@suportes.tv" escreveu:
Danilo,

Sempre, a primeira coisa que um lojista faz é comunicar o fabricante. Já enviamos o material para eles...
Você será contactado pelo fabricante logo...

Qualquer dúvida estamos a disposição,

Equipe Suportes.Tv
Tel.: (11) 4116-0540 e (11) 2601-2618 (vendas) - (11) 2541-1306 (financeiro)
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E-mail: sac@suportes.tv
Site: www.suportes.tv
Loja: Avenida Alcântara Machado, 1847 - Brás
CEP: 03101-003 - São Paulo - SP

"Deus lhe abençoe"

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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, SE NECESSÁRIO

Dados da empresa:
Digital Center Com. de Eletro-Eletrônicos e Acessórios Ltda
CNPJ - 12.857.839/0001-20
I.E.:147642677110

Dados para depósito:
Banco: Bradesco - 237
Agência: 1993-3
Conta: 31189-8

Banco: Itaú - 341
Agência: 0765
Conta: 06285-6

Favor enviar comprovante de pagamento ou confirmar depósito via e-mail.

Dados para NF-e
Nome completo ou Razão social:
Endereço completo e CEP:
CPF ou CNPJ e I.E.:

Em Quarta-feira, 14 de Maio de 2014 18:13, THOMAZ escreveu:
Prezado Cliente,

Boa tarde!
Informo-lhe que recebemos copia de seu e-mail enviado ao nosso revendedor, comunicando a queda de sua TV Sony 60” LED Full HD KDL-60R555A.
Para que possamos dar continuidade ao assunto, solicito-lhe enviar-me fotos (frontal e traseira) do suporte onde permanecem fixados, após a queda, os 3 dos 6 parafusos com as buchas e a foto contendo a etiqueta do modelo da TV.

No aguardo,
Cordialmente,

Carlos Alberto Vianna Thomaz
Diretor Comercial
Thorre Com. Imp. Exp. Ltda
Tel.:+55 51 3231-9222
Fax.: +55 51 3232-5804
FIXATEK®
www.fixatek.com.br

De: Danilo Oliveira [mailto:sp9ny@yahoo.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 14 de maio de 2014 18:40
Para: THOMAZ
Assunto: Re: Queda da TV Sony 60" fixada ao Suporte FT-948
Segue as fotos solicitadas, Thomaz.

Caso necessite de mais fotos, me informe que lhe envio.

No aguardo.
Anexos:



Em Segunda-feira, 19 de Maio de 2014 12:08, THOMAZ escreveu:
Prezado Sr. Danilo Oliveira,
Boa tarde!
Com o objetivo de apresentar-lhe nosso parecer, sobre o fato ocorrido, referente a queda de sua TV Sony 60” LED Full HD KDL-60R555A, salientamos os seguintes pontos:

1 – O Suporte FT-948, adquirido, foi projetado para suportar com total segurança um peso de carga de até 60Kg.
2 – Conforme informação obtida no site do fabricante de sua TV, em “Especificações”, o peso da TV Sony 60” LED mod. KDL-60R555A, sem a base, é de 26,6Kg.
(http://www.sony.com.br/eletronicos/televisores/kdl-60r555a/).

3 – Reiteramos que o Suporte de TV FT-948 adquirido, não apresenta qualquer tipo de defeito ou falha em sua estrutura que pudessem supostamente ter ocasionado a queda da TV.

4 - O fato de que o Suporte tenha se soltado da parede e danificado a TV, incontestavelmente se configura pela Instalação Incorreta e que portanto ocasionou a queda.

Constatam-se nas fotos que nos foram enviadas por e-mail, evidencias inequívocas da má Instalação conforme fundamentado a seguir:

- Conforme as instruções contidas no Manual de Instalação do Suporte, consta no capitulo “Montagem em paredes de Alvenaria:”o seguinte trecho (abaixo transcrito):
. Certifique-se de que a superfície de apoio a ser utilizada para a fixação do suporte possa suportar a carga combinada dos equipamentos e todo os seus componentes
(carga combinada = peso do suporte + peso da TV).
. Para instalação em parede de alvenaria, verifique se a mesma tem espessura mínima de 1-3/8” de concreto para utilização das buchas de concreto.
Não furar as juntas de argamassa! Certifique-se de que os furos sejam feitos na parte sólida no tijolo.
Sugere-se a utilização de furadeira elétrica na rotação lenta para furação dos buracos.

Segue baixo trecho transcrito do Manual:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A cada dois meses verifique se os parafusos estão bem fixos.
SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA SOBRE A INSTALAÇÃO CONSULTE UM INSTALADOR.


Observe o seguinte:
No Manual, no capítulo “Montagem em Parede de Alvenaria:”, existe uma figura (ilustração) que indica os 3 (três) componentes necessários para a fixação do suporte à parede conforme abaixo indicados:
- Componentes para a fixação do suporte à parede: A (Parafuso), K (Arruela) B (Bucha para concreto).

- Abaixo, configuração em conformidade com as Instruções contidas no Manual:


- Abaixo, configuração em desacordo com as Instruções contidas no Manual:


- Constata-se que foram inadequadamente adicionados aos Parafusos (A) uma combinação de 6 espaçadores VESA (disponibilizados para distanciar a TV do suporte) e por esse motivo ocasionou-se o encurtamento dos 6 (seis) Parafusos (A) fixados nas Buchas para concreto (B),
(veja foto abaixo); observe que desta forma, as buchas não se expandiram e nem mesmo foram rompidas suas extremidades (veja foto abaixo) de forma que possibilitassem garantir a perfeita fixação, para a qual elas foram desenvolvidas e dimensionadas (veja foto acima).

Observe na foto abaixo a simulação da fixação do Suporte à parede com os parafusos nas configurações
em conformidade e a instalação feita em desacordo com as Instruções contidas no Manual:



Fotos do Suporte após a queda:



Pelo exposto, respeitosamente estamos certos de que lhes foram apresentados, tecnicamente, elementos pontuais e esclarecedores quanto aos fatores que ocasionaram a queda de sua TV e que portanto e de direito há de se considerar que inexistem elementos que cofigurem nossa empresa na obrigação de indenização do prejuízo causado pela instalação indevida.

Desde já coloco-me a disposição,
Cordialmente,

Carlos Alberto Vianna Thomaz
Diretor Comercial
Thorre Com. Imp. Exp. Ltda
Tel.:+55 51 3231-9222
Fax.: +55 51 3232-5804
FIXATEK®
www.fixatek.com.br

Em Segunda-feira, 19 de Maio de 2014 19:30, Danilo Oliveira escreveu:
Prezado sr. Thomaz,

desculpe-me, mas devo discordar de alguns pontos de sua última mensagem.

Recebi o e-mail às 12h08 de hoje (19/05/14) e li a mensagem inteira. Quão logo citou sobre o manual de instalação e algumas especificações técnicas, estranhei uma vez que, no momento da instalação ao lado do meu irmão no começo do ano, comentamos um com o outro como o "manual" era simples e raso, sem informações, trazendo apenas as medidas do produto e sem especificações para instalação.

Mas, como estava em meu horário de almoço e eu só poderia confirmar tais informações citadas por você ao chegar em casa, esperei até o presente momento para confirmar. Tenho o costume de comprar qualquer coisa e não jogar fora caixas, manuais e qualquer outro objetivo que venha anexado a entrega de minhas compras. E assim o fiz desse suporte. Possuo caixa, panfletos, nota fiscal e peças sobrando que não constavam de qualquer manual para instalação. Estou lhe enviando fotos de cada um delas:

Conforme pode ver na imagem 01.jpg anexada a esse e-mail, há uma série de peças restantes e a nota fiscal do produto junto a caixa dele.

Na imagem 02.jpg, todo os outros panfletos que vieram com a entrega. Dois panfletos de propaganda de outros produtos e um autointitulado "Manual de Instalação do Suporte FT-948". Porém, possuindo apenas duas páginas com poucas informações e outras duas, internas, em branco, conforme pode ser visto nas imagens 03.jpg e 04.jpg (verso), totalizando somente uma folha de tamanho próximo a uma folha A4.

As outras duas são panfletos de propagandas, segue nas imagens 05.jpg e 06.jpg.

Como citei anteriormente, no momento da instalação feita por mim e por meu irmão, comentamos sobre a pobreza de informações do tal manual. Procuramos instruções na caixa do produto e não encontramos melhores informações técnicas da instalação, apenas espaçamentos e medidas do produto. Procuramos, meu irmão e eu, caso estivesse faltando páginas do manual, mas não encontramos nada mais dentro da caixa. O manual sequer possui "furos" de possíveis grampos que prendessem outras páginas que estivessem faltando. Devido a esse fato, instalamos usando as poucas informações que nós tínhamos, baseados nas especificações técnicas do suporte e do aparelho da TV, completamente condizentes (60kg - 26kg), conforme você mesmo citou em sua mensagem.

Ainda sobre a questão do "Manual de Instalação", você cita um suposto capitulo “Montagem em paredes de Alvenaria:”. Novamente, no único panfleto recebido e que possui informações dada como manual, não há essa informação (provavelmente pelo manual que eu tenha recebido não estar completo). Sendo assim, todas as informações desse parágrafo de sua mensagem eu não teria como saber.

Em seguida, ainda em sua mensagem, é possível ver uma foto de parafusos, arruelas e um outro panfleto com o lido "Instruções de Instalação do Suporte". Não recebi esse panfleto em minha compra, não constam tais informações no "manual" que veio com meu produto, portanto, novamente, eu, como consumidor, não tinha como saber de tais informações técnicas do produto. Continuando, há menções a parafusos, arruelas e buchas onde lhe são dados alcunhas em letras (A, K e B) e ainda fotos mostrando a maneira correta e errada de utilização dos parafusos. Novamente, o mesmo problema de eu não ter recebido tais informações junto ao produto.

Dado todos os fatos, sou obrigado a discordar de que vossa empresa não tenha responsabilidade sobre o ocorrido uma vez que não recebi, seja através de um suposto manual "mais completo", seja através de qualquer outra forma no ato de minha compra, de que a instalação deveria ser feita seguindo tais regras. Estou com um prejuízo de alguns milhares de reais e, esse, aconteceu supostamente (já que não houve parecer técnico) por uma instalação incorreta pautada em informações incorretas e/ou faltantes de seu produto.

Eu agradeço por darem a atenção ao caso e gostaria, com toda sinceridade, de resolver o problema da melhor forma possível para ambas as partes. Não estou usando de má fé contra vossa empresa pois, antes do incidente ocorrido, estava extremamente satisfeito com o produto fazendo, inclusive, elogios desse e de vossa empresa a amigos e pessoas próximas

Ainda estou disponível a visita técnica ou, caso seja necessário, mais videos e/ou fotos para melhor avaliação. Mas gostaria de uma nova posição dada essa resposta para decidir quais decisões devo tomar a respeito.

Fico a disposição para contato nas formas já mencionadas em mensagens anteriores.

Danilo Oliveira - Araras/SP
Anexos:



De: Danilo Oliveira [mailto:sp9ny@yahoo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 22 de maio de 2014 20:53
Para: thomaz@thorreimport.com.br
Assunto: Re: Queda da TV Sony 60" fixada ao Suporte FT-948
Boa noite Sr. Thomaz,

há alguma posição a ser tomada por vocês diante de minha última réplica? Estou no aguardo de sua resposta.

Aguardando....

Em Terça-feira, 27 de Maio de 2014 16:14, THOMAZ escreveu:
Prezado Sr. Danilo Oliveira,
Respeitosamente reiteramos que, conforme inquestionavelmente comprovado pelas fotos que nos foram enviadas juntamente com seu e-mail e que caracterizam explicitamente a instalação em desacordo com as orientações e procedimentos contidos no Manual de Instalação, inexistem falhas no produto e ou nos acessórios fornecidos.
O modo como foram fixados os parafusos à parede (veja fotos), contradizem sua afirmação que textualmente nos foi enviada: “Toda a instalação do suporte foi seguida a risca conforme o (pobre em informações) manual de vocês. Instalado inteiramente com parafusos e buchas do produto de vocês. Instalado, também, corretamente sem sobras de espaços nas buchas, com espaçamento medido corretamente”.
A maneira com que foram fixados os 06 (seis) parafusos às 06 (seis) buchas de fixação à parede, configuram uma instalação inadequada, pois da forma que foi feita não poderia sequer garantir a integridade de um quadro ou um espelho qualquer que por ventura se pretendesse fixar a parede. A titulo de suposição: Caso fossem fixados os parafusos a uma parede, da mesma forma que foram fixados os parafusos do suporte, para a instalação de um espelho qualquer e este (por motivo de má instalação dos parafusos e buchas) tivesse caído e consequentemente se quebrado, seria de se pensar em atribuir a responsabilidade da queda ao fabricante dos parafusos e/ou das buchas ou a responsabilidade seria do instalador que de forma inadequada executou a instalação de espelho?
Portanto, pelo mesmo motivo, não seria justo a atribuição da responsabilidade pela queda de sua TV, que foi ocasionada pela má instalação, e muito menos o compromisso de indenização conforme questionado.

Obs.: Em momento algum foram feitas consultas sobre a instalação ou contato para qualquer tipo de reclamação ao nosso SAC
e considere que também foram negligenciadas as orientações contidas no Manual de Instalação.

Texto contido no Manual:

A FIXATEK faz o possível para lhe oferecer informações detalhadas a respeito da montagem e instalação deste produto. Qualquer dúvida consulte um instalador profissional para a instalação. A FIXATEK não se responsabiliza por nenhuma dificuldade e ou/problema derivado da interpretação das instruções contidas neste manual. O suporte e todas suas partes são de uso exclusivo para os fins expostos neste manual. Tanto a FIXATEK como os distribuidores e varejistas não são responsáveis por nenhum dano, seja físico ou material, em forma direta ou indireta derivado da inabilidade de usar este produto sem risco para o qual foi desenvolvido e fabricado. Cuidado ao instalar em local de fácil acesso de crianças.

sac@fixatek.com.br

Salientamos ainda que Não é verdadeira sua afirmação:
“Problema extremamente sério com produto de vocês!!!”

Estamos certos de que prevalecerá o bom censo para o entendimento da questão,
Respeitosamente,

Carlos Alberto Vianna Thomaz
Diretor Comercial
Thorre Com. Imp. Exp. Ltda
Tel.:+55 51 3231-9222
Fax.: +55 51 3232-5804
FIXATEK®
www.fixatek.com.br

De: Danilo Oliveira [mailto:sp9ny@yahoo.com.br]
Enviada em: terça-feira, 27 de maio de 2014 19:05
Para: THOMAZ
Assunto: Re: Queda da TV Sony 60" fixada ao Suporte FT-948
Sr. Thomaz,

primeiramente, minha afirmação no título do meu primeiro e-mail direcionado a empresa que me vendeu o produto chamado "Problema extremamente sério com produto de vocês!!!", obviamente, se referia ao acontecido antes de qualquer outro tipo de resposta ou esclarecimento. Portanto, isso não faz mais parte da discussão.

É importante esclarecer, como pareci ter deixado claro na minha mensagem enviada ao senhor dia 19/05/2014 contendo fotos de todos, que não estou questionando a qualidade do produto em si. Após o e-mail (esclarecedor) me enviado pelo senhor no mesmo dia 19/05/2014, contendo várias informações técnicas, cessaram minhas dúvidas quanto ao problema ter ocorrido devido a má instalação do produto. Porém, como deixei claro no e-mail em resposta à esse enviado no mesmo dia, com fotos de tudo o que acompanhou o produto mostrando que eu jamais recebi um manual com todas as informações técnicas citadas em seu e-mail, o problema da má instalação foi ocasionada pela falta do manual de instalação COMPLETO que eu deveria ter recebido pois, à partir desse e contendo as informações necessárias, não haveria uma instalação incorreta.

Quando o senhor cita, novamente, exemplos de má instalação usando como referência um espelho, entendo perfeitamente do que se trata. O problema é que eu não obtive essas informações desse procedimento na compra de meu produto. Toda essa minha citação enviada no meu PRIMEIRO e-mail logo após o acidente:

“Toda a instalação do suporte foi seguida a risca conforme o (pobre em informações) manual de vocês. Instalado inteiramente com parafusos e buchas do produto de vocês. Instalado, também, corretamente sem sobras de espaços nas buchas, com espaçamento medido corretamente”

deixa claro que fiz a instalação seguindo as pobres informações fornecidas pelo seu produto. Recebi apenas UMA(!) folha que continha a inscrição "Manual de Instalação do Suporte FT-948" e, nessa, NÃO HAVIA absolutamente nenhuma das informações sobre parafusos e buchas citados por você nas mensagens que trocamos. Ou seja, eu segui as "orientações" do suposto "manual" que me fora enviado, inclusive estou anexando novamente a foto desse nesse e-mail para verificação.

Eu, como consumidor e não especialista no assunto, deveria ter recebido TODAS as informações corretas de instalação do produto no manual e não recebi. Tenho tudo guardado aqui com o que veio junto ao produto e mandei fotos de cada um desses para o senhor no e-mail de resposta do dia 19/05/2014. Em momento algum eu teria como saber sobre má instalação (como o senhor muito bem explicou no seu email do dia 19/05/2014) uma vez que eu não tinha referências desse seu produto sobre uma boa ou má instalação. Da mesma forma como um possível "instalador terceirizado", caso não tivesse familiaridade com seu produto, faria exatamente o que eu fiz, ou seja, seguiria o manual recebido. Porém, não tenho como adivinhar ou saber se o manual veio faltando informações ou não já que era a primeira vez que eu havia comprado algo de vocês. É obrigação de um produto que ele seja acompanhado de todas as especificações técnicas necessárias para o manuseio correto de QUALQUER pessoa. Ao comprar uma TV, por exemplo, todas as informações dessa devem estar contidas em seu manual, não é necessário que se chame um técnico ou especialista para configurar a TV. Da mesma forma, se é que esse tal "Manual de Instalação" dito pelo senhor na mensagem do dia 19/05/2014 tem mesmo um capítulo intitulado "Montagem em paredes de Alvenaria:", esse manual eu jamais recebi e, portanto, não tinha como saber que havia especificações tão técnicas sobre a instalação do seu produto. Repetindo, o único "manual" que recebi continha apenas uma página, sem nenhuma especificação e com o verso em branco e está na foto anexada à esse e-mail.

Sobre o senhor alegar que eu deveria ter entrado em contato com o SAC de sua empresa para obter mais informações sobre instalação, lhe faço a pergunta: como eu iria adivinhar que o manual que acompanhava o produto estava incompleto se eu nunca havia comprado nenhum produto de vocês? Citando novamente o exemplo da compra da TV, ao comprar uma, supõe-se QUALQUER consumidor que todas as informações estejam contidas em seu manual, não conheço uma só pessoa que fique ligando em SAC's de empresas para saber como manusear um produto após sua compra.

Somente como outro exemplo, a cerca de 2 anos(!), meu irmão e eu (os mesmo que fizeram a má instalação do seu produto), fizemos também a instalação de um suporte de parede para TV no quarto dele. E lá, como pode imaginar, nunca houve problema, uma vez que (também, por obviedade), seguimos o manual de instalação. Só que o dele veio com as informações necessárias e está instalado corretamente até hoje, sem nenhum contra-tempo.

Logo, não acredito que seja uma suposta "falha" da minha parte já que, como CONSUMIDOR, fiz todo o procedimento que me fora fornecido vinculado ao seu produto. Se não me foi enviado um manual correto ou completo (como o senhor demonstrou possuir em sua mensagem do dia 19/05/2014), não sou eu, CONSUMIDOR, que devo procurar tais informações, são elas que deveriam ter sido enviadas até mim junto a compra do mesmo.

Somente para terminar, sobre o conteúdo enviado pelo senhor nessa última mensagem abaixo da inscrição "Texto contido no Manual:", a mensagem de e-mail veio toda "quebrada" e não é possível ler esta. A única coisa legível nessa parte da mensagem parece apontar para o site da empresa de vocês, o que, novamente, se encaixa em todo o descrito acima.

Espero que o senhor tenha oportunidade de uma resposta mais rápida quanto a essa mensagem que estou lhe enviando para um novo esclarecimento sobre minhas argumentações citadas acima. Caso seja necessário, INFELIZMENTE, serei obrigado a procurar meus direitos como consumidor uma vez que não me sinto seguro quanto a informação de que o problema ocasionado tenha sido negligência de minha parte.

Atenciosamente,

Danilo Oliveira

Em Terça-feira, 27 de Maio de 2014, THOMAZ escreveu:
Texto contido no Manual:

A FIXATEK faz o possível para lhe oferecer informações detalhadas a
respeito da montagem e instalação deste produto. Qualquer dúvida
consulte um instalador profissional para a instalação. A FIXATEK
não se responsabiliza por nenhuma dificuldade e ou/problema
derivado da interpretação das instruções contidas neste manual.
O suporte e todas suas partes são de uso exclusivo para os fins expostos
neste manual. Tanto a FIXATEK como os distribuidores e varejistas não
são responsáveis por nenhum dano, seja físico ou material, em forma
direta ou indireta derivado da inabilidade de usar este produto sem
risco para o qual foi desenvolvido e fabricado. Cuidado ao instalar
em local de fácil acesso de crianças.

sac@fixatek.com.br