Login para Área Exclusiva

Login de Visitantes

É necessário estar registrado para ter acesso a Área Exclusiva

Se você ainda não está registrado

Contacte o administrador do site através do e-mail sp9ny@hotmail.com para saber novidades e ter acesso ao conteúdo exclusivo vetado a visitantes.

Login

Ainda não está Registrado? Registre-se!


    A primeira coisa a se pensar ao construir um site é o público alvo. O visual do site está diretamente ligado a quem vai visitá-lo. Afinal, estamos falando de um mundo aberto, com infinitas possibilidades de cores, fontes e imagens. Porém, nem todas poderão agradar quem irá visitar sua página. É verdade que, independente de sua página, ela nunca irá agradar a todos, afinal gosto é algo particular. Mas existem similaridades entre os visitantes com relação ao visual. Por exemplo: sites voltados a crianças possuem cores mais vivas, imagens animadas e maiores e pouco texto. Procuram ter uma interatividade maior, didática, para prender a atenção de seu visitante. Já um site voltado para apresentar uma empresa deve ser mais discreto, com cores mais neutras (dependendo sempre do seguimento, claro) e textos mais completos, apresentando os produtos/serviços que essa empresa está disponibilizando.

    Partindo desse ponto, temos alguns parâmetros para se construir um site. Além de entender como o visual será, poderemos considerar como será a estrutura do site. O mais comum visto na Internet são as famosas estruturas banner-menu-conteudo-rodapé. Através dessa estrutura pré-visualizada, a navegação se torna fácil e intuitiva, com praticamente todo o seu conteúdo mostrado na tela. Claro que existem outras maneiras de se criar um site, através de apresentações, animações etc, porém isso torna sua página extremamente atrativa para somente uma visita. Afinal, ninguém gosta de explorar um site por completo quando o conteúdo não está com acesso fácil. Muitas vezes (na maioria, na verdade), o visitante tem a intenção de buscar algo direto e não ficar navegando procurando por isso. Então, ter um menu com fácil acesso (sem necessidade de "interpretar imagens") e links escritos (ex.: Home, Serviços, Produtos, Localização, Contato). Novamente, é importante observar que tudo é variável, dependendo sempre de qual será nosso público alvo. Mas vamos tomar por base sites comerciais, de divulgação de empresas e seus serviços, para mostrar como será trabalhado o conteúdo.

    Comecemos pelo banner, uma grande imagem, normalmente presente no topo de página, trazendo informações básicas da empresa como nome, logo, talvez alguma propaganda. É comum que banners fiquem presentes no topo de todas as páginas de um site. As vezes estático, as vezes com animações, costuma ser a primeira parte visualizada pelo visitante. E, até por essa características de estar presente em todas as páginas, é o maior identificador do site em questão, já que o conteúdo presente no meio do site é bem variável. Claro que eles não são obrigatórios, há muitos sites que não possuem banners, porém esses deixam sua página com uma estrutura mais sólida e de fácil identificação do visitante. O banner presente nessa página que você visualiza agora, por exemplo, é um bom exemplo. Tráz um brasão e a palavra NYSP em destaque, porém de forma estática. É possível ter efeitos que tornam o banner mais atrativo ou mesmo mais informativos, além de deixá-los mais atraentes visualmente. E ser atrativo visualmente é importante, afinal, será o primeiro ponto que poderá atrair visitantes que não fizeram uma busca direta por seu site. Confira abaixo alguns efeitos feitos em Flash® que podem estar presente em banners:

Exemplos de efeitos de background (fundo) para animações em Flash:



Exemplos de efeitos para animações em imagens em Flash:

BlindsFade InFlyRollRotateZoom
Imagem original
Resultado do Efeito


Exemplos de efeitos para animações em palavras em Flash:

Blow in from Left-bottomBlow in from Left-topBlow in from Right-bottomBlow in from Right-topBlur inCircle TextDrop DownDrop Down RandomFade inFly from BottomFly from Bottom-leftFly from Bottom-rightFly from LeftFly from RightFly from UpFly from Up-leftFly from Up-rightHeart Beat TextRotate and SwingRotate Anti-clockwiseRotate ClockwiseRotate InRotate VibrationTwo Parts Left and RightTwo Parts Zoom outType WriterWhirlingZoom and RotateZoom inZoom in Zoom outZoom outZoom out Zoom inWeb LinkZoom in LineZoom in Zoom out LineZoom out LineZoom out Zoom in LineBlow upBricksChristmas Ball TextChristmas Holly TextDos CursorDos Cursor BlockFall OffFlash LightMatrix TextMusic Blossom TextShining StarsStarArrowColor TransitionMouse Light FocusNeon Light Text


    Através desses efeitos podemos trabalhar todo um banner. Não somente o do topo de página, mas banners de progranda ao longo do site. Caso você seja dono de uma loja que venda tênis e sapatos, por exemplo, poderíamos fazer propagandas dos produtos em promoção. Ou mesmo convidar o visitante a conhecer sites de parceiros, fazendo a troca de visitantes ser constante entre você e outras páginas da Internet. Há muitas possibilidades para isso, bastando ter a criatividade e visão de saber o que vai atrair mais seu público alvo. É importante lembrar também que há muitos efeitos "bregas", um pouco mais infantís e que nem todos cabem bem na apresentação de um produto sério. Ninguém gosta de ver informações sobre um serviço com letras piscando ou brilhando. Em consideração, esses mesmo efeitos servem bem para chamar atenção para links divertidos ou interativos.

    Ainda sobre os efeitos, o tamanho, a posição, velocidade, tudo é editável, controlável. Podemos fazer banners de página inteira como alguns pequenos. A junção de efeitos de background, imagens e textos faz um banner se tornar um grande objeto de informação e atratividade para seu site. Podemos fazer um banner de exemplo, para visitantes e investidores do Alasca, nos EUA. Vamos detalhar os efeitos contidos para uma melhor visualização: o banner começa com uma imagem de uma aurora boreal entrando com o efeito Blinds e a inscrição Belezas Naturais com Blow in from Left-bottom. Em seguida, a cidade de Anchorage aparece com o efeito Fly e a frase Cidades Modernas em Fade in. Na sequência, uma montanha nevada é mostrada com efeito Zoom com a frase Paisagens Deslumbrantes feita com Bricks. Logo após, a frase principal Visita o Alasca com efeito Dos Cursor Block é acompanhada de uma imagem do skyline de Anchorage mostrada com efeito Roll. Pra terminar, um lago cristalino é apresentado novamente com o efeito Blinds e a inscrição definitiva de Seja bem-vindo é centralizada com o efeito Star e link para a página oficial do estado. Dessa forma, juntamos vários efeitos num único banner apresentando o estado norte-americano. Você pode reiniciar a animação clicando aqui.